Recepeti: colocando startups na vitrine da inovação com narrativas

Par Mais: do “tequinês” à conexão com as dores das pessoas
2 de outubro de 2016
Show all

A história das startups que descobriram que para serem percebidas como inovadoras, precisavam inovar na forma de se comunicar.

A Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) organiza anualmente um evento local onde são selecionadas startups de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para integrar o movimento nacional 100OpenStartups, encontro que conecta grandes empresas com startups de todo o Brasil identificadas como as mais inovadoras e atraentes para esse público.

Do que a Recepeti precisava?

Aumentar as chances das startups serem selecionadas. Por isso, antes do evento de seleção, a Recepeti ofereceu uma capacitação para que as startups tivessem sessões de mentoria e feedback sobre seus modelos de negócio e pitches.

Só que…

Apesar de contarem com modelos de negócio inovadores, muitas startups chegam a momentos decisivos como esses pouco preparadas para comunicarem de forma eficaz o seu valor em um curto espaço de tempo (nesse caso 6 minutos).

O que a Narrative quis fazer com as startups?

Transformar os pitches em narrativas que engajassem a banca de seleção, deixando de lado o linguajar técnico e conceitual para trazer mensagens relevantes com potencial de gerar maior conexão com o público e a percepção de valor de seus negócios.

Para isso…

Foram realizados encontros presenciais com as Startups, entre workshop com todos os empreendedores e sessões individuais de mentoria para aprimoramento dos pitchs, utilizando o método O Mapa da Narrativa.

Os empreendedores foram estimulados a desconstruir a forma como fazem seus pitches e provocados a pensar em uma mensagem essencial que gostariam de deixar com a banca de seleção. Tendo essa mensagem como norteadora, construíram uma linha narrativa para seus pitches.

Com isso, 10 startups foram selecionadas para estar entre as 100 mais atraentes para grandes corporações.
Dessas, 6 passaram pelo workshop e mentorias para transformar os pitches em narrativas.

Saiba mais lendo essa matéria aqui!

“O resultado demonstrou a importância das mentorias. Os participantes reconheceram a relevância do trabalho, alterando os pitches e acolhendo as orientações recebidas. A banca, ao final do evento, reconheceu a qualidade e a perspectiva de mercado para algumas soluções apresentadas.”

Alba Schlichting, secretária executiva da Recepeti.

//]]>