APERAM

Como a produção de uma websérie em doses cinematográficas ajudou a Aperam a quebrar padrões e ir além de um vídeo institucional.

A história da gigante produtora de aços inoxidáveis que com a Narrative passou a produzir também histórias inoxidáveis.

Do que a Aperam precisava?

Maior produtora mundial integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, a Aperam tinha o desejo de produzir um vídeo institucional para contar a história de 72 anos de sua usina no Brasil.

Por acreditar no poder de empatia e conexão que as histórias possuem, a Narrative propôs à Aperam um vídeo que fosse além do padrão frio, racional e informativo de um institucional, para produzir um documentário inspirado nos princípios das boas narrativas cinematográficas.

Afinal, em vez de uma locução profissional grandiloquente associada a números, em um documentário temos pessoas reais como protagonistas e narradores de suas próprias histórias.

Só que…

A produção de aço é parte de uma cadeia complexa, cheia de processos, tecnologias e pessoas envolvidas. Por outro lado, isso traz uma rica teia de relações, valores e princípios da empresa que se mantinham vivos nas pessoas após gerações, uma vez que muitas cresceram com pais e avós trabalhando na companhia.

A Narrative se deu conta dessa riqueza após entrevistar algumas dezenas de colaboradores e percebeu que uma websérie documental faria mais sentido para dar conta de revelar, ainda assim, uma pequena parte desse tesouro narrativo.

Compreendendo um pouco mais sobre a história da empresa e os valores atrelados a ela, tais como dinamismo, segurança, respeito, acolhimento, colaboração e transparência, chegamos a um dilema:

Como contar essa história de um jeito verdadeiro?

Uma história verdadeira explora as dualidades da vida. Por isso, mais do que simplesmente mostrar as pessoas e falar dos valores, quisemos por meio de suas vozes saber como esses valores são de fato vivenciados e o que há por trás da produção do aço inoxidável, para nos conectarmos com o público e ampliar a consciência coletiva sobre o papel da Aperam no mundo.

Por isso, falamos de relações inoxidáveis.

Partimos do entendimento de que, assim como o inox, durável e resistente a corrosões, as relações construídas e cultivadas na Aperam também são inoxidáveis. Por um lado, sujeitas a “arranhões”, a “sujeiras”, e algumas vezes a “variações bruscas de temperatura”. Por outro, são relações sólidas e duradouras, baseadas na valorização e no respeito ao jeito de ser de cada indivíduo.

E, assim, surgiu a websérie “Relações Inoxidáveis”.

Dividida em 4 capítulos, com o protagonismo de alguns colaboradores, que, em suas histórias, reforçam o porquê de suas relações com a marca serem inoxidáveis. Relações com o processo de produção, relações entre as pessoas, relações com os valores da empresa e com as oportunidades que esse trabalho abre para novas relações com o mundo.

Confira o teaser da websérie e o primeiro vídeo!

Menu