DAMYLLER

Como a Narrative ajudou a empresa a transformar o seu histórico em uma narrativa que expressasse a sua essência para encantar novos colaboradores.

A marca de moda que apostou no storytelling para que vendedores espalhados por lojas no Brasil vendessem mais que os produtos, o seu propósito.

Do que a Damyller precisava?

Empresa de origem e gestão familiar, com quase 40 anos de experiência no ramo da moda, a Damyller enfrentou um grande crescimento e profissionalização, saindo de uma pequena confecção no sul de Santa Catarina para uma rede de lojas próprias em todos os estados do Brasil.

Ainda assim, a empresa optou por manter as suas bases na família e em uma produção com tecnologia conectada a uma essência artesanal para assegurar uma melhor qualidade a seus produtos e um cuidado com o meio ambiente.

Toda essa história era bem conhecida entre os fundadores, diretores e colaboradores da Damyller, que tem sua fábrica ainda próxima de onde era a confecção original e que emprega muitas pessoas da região até hoje.

Porém, eles sentiam que essa essência precisava ser melhor conhecida pelos colaboradores das redes de loja, muitas vezes vendedores que passam menos tempo se relacionando com a marca e não conseguem fazer os clientes entenderem o valor dos seus produtos, que reside nas escolhas feitas pela empresa de não ceder à excessiva automação, a químicos e a insumos de baixo custo.

Para isso, a Damyller necessitava de uma narrativa simples e humana, que expressasse seus valores essenciais de uma forma rápida para ser usada nos treinamentos de novos colaboradores das lojas.

Mas como fazer isso?

Utilizando os princípios de nosso método próprio de Storytelling, O Mapa da Narrativa, propusemos um processo que começou na reunião em uma mesma sala de toda a gestão da Damyller, diferentes gerações da família fundadora e diversas áreas para que nos trouxessem a imagem que têm sobre a essência da marca e sobre como ela é vivenciada. 

Realizamos, assim, a partir de perguntas e provocações um Mapeamento de Mensagens essenciais para a narrativa, conectando as vivências humanas e as escolhas que permearam a trajetória da empresa desde sua fundação, crescimento, expansão e momento atual. 

Na Linha Narrativa, mais do que fatos históricos, conceitos e ideias, amarramos todos esses valores e eventos contados em uma linguagem simples e profunda, para gerar empatia com os novos colaboradores e fazer com que, em um momento de contato com os clientes que vêm até as lojas, consigam transmitir esses valores no produto que estão vendendo.

E qual foi o resultado?

Uma narrativa que trouxe muitas imagens. 

A começar pela história do fundador que foi até as lojas de tecido em São Paulo comprar seus primeiros insumos sem dinheiro algum, mas que conseguiu tecer com seus primeiros fornecedores a confiança que deu o impulso para o desenvolvimento da Damyller nessa marca que hoje é reconhecida em todo o Brasil. 

A confiança foi o grande tema da narrativa, como podemos observar pelo trecho final que traz o Clímax e a Mensagem Essencial:

“A confiança está presente na persistência da Damyller em manter sua produção 100% local, oferecendo oportunidades de desenvolvimento para toda uma comunidade.

A confiança está presente também nos detalhes que fazem cada peça ser trabalhada por muitas mãos de verdade, no recorte, na costura, na estampa, na lavagem, no acabamento, sem abrir mão de alta tecnologia no apoio à fabricação.

A confiança está presente, por fim, no cuidado para que o processo tenha o mínimo impacto de possível no meio ambiente, com redução ao máximo do uso de água no processo e tratamento próprio para devolver ao rio a água mais limpa do que quando retirada.

São muitas máquinas e mãos unidas e confiantes  que nesse processo, de ponta a ponta, se encaixam, se ajustam e se movimentam. 

Essa é a Damyller.
Uma marca tecida na confiança.”

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