GRAZIELA MEINCHEIM

Como uma contadora-geral do Estado se tornou também uma contadora de histórias

A história de uma servidora pública que, ao enxergar com mais consciência sua história, superou suas limitações no palco.

Do que a Graziela precisava?

A Diretora de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Graziela Meincheim, estava prestes a dar uma palestra sobre transparência nas contas públicas no evento de lançamento do novo Portal da Transparência do Estado.

Só que…

Embora o assunto envolvesse contabilidade, números e resultados, a palestra não poderia ser tão técnica, ou do contrário, não geraria a conexão emocional desejada.

Além disso, havia um desafio pessoal da palestrante, que ainda não era habituada a falar em público e precisava sentir-se mais confiante no palco.

Atingindo essa autoconfiança, ela conseguiria também passar mais credibilidade à plateia sobre os serviços públicos, ajudando a quebrar alguns estereótipos e preconceitos da sociedade.

Então, o que fizemos?

Trouxemos como uma abordagem para promover empatia do público com a narrativa a própria experiência pessoal de Graziela que, vinda de uma família de profissionais da iniciativa privada, entrou no serviço público desconfiada das instituições, com a crença de que se paga muito imposto para pouco retorno.

Com seu trabalho, ela mesma foi revendo suas crenças, vendo que boa parte do retorno à sociedade não era percebido. Assim, entendeu que era preciso levar mais transparência à sociedade para que mais pessoas também diminuíssem suas desconfianças. Essa passou a ser sua missão: traduzir informações contábeis na linguagem das pessoas.

Além de ajudá-la no desenvolvimento da palestra com o apoio do Mapa da Narrativa, convocamos uma equipe de profissionais para um “Extreme Makeover” de palco:

  1. o design de um suporte visual ilustrado com o estúdio Letra Ilustrada, criando uma narrativa totalmente ilustrada e entregue na plataforma Prezi que serviu para que a palestrante se orientasse melhor, já com a narrativa na cabeça;
  2. sessões com a fonoaudióloga Teresa Pesenti para desenvolver a expressividade e autoconfiança da palestrante no palco.

Portanto…

Esse conjunto de possibilidades oferecidas à Graziela para que ela pudesse ter a melhor performance possível, fortaleceu os passos anteriormente criados com o Mapa da Narrativa. Por meio de ensaios, lapidamos sua forma de se expressar, e com a Narrativa Ilustrada, ajudamos Graziela a ter mais segurança e fixar as mensagens em si e no público.

Claro que nada disso teria adiantado se ela não tivesse, em primeiro lugar, encontrado a mensagem essencial, trazendo seu coração para a narrativa. Todos os demais fatores colaboraram para que ela se empoderasse, mas em especial esse, de descobrir sua missão, serviu de norte para todos os momentos em que precisa falar em público até hoje.

Seguindo as ações e orientações oferecidas, Graziela atingiu o que queria: conectou-se de verdade com o público, levando-o a refletir sobre cada pequena ação no dia a dia que impacta diretamente no Estado.

Veja abaixo a Narrativa Ilustrada, em parceria com a Letra Ilustrada, que ajudou a Graziela a se guiar!

A Narrativa Ilustrada teve por base as perguntas do Mapa da Narrativa, metodologia desenvolvida para ajudar profissionais a encontrarem propósito e colocar a sua própria essência no que estão fazendo.

Menu