MOACIR MARAFON

Como a Narrative ajudou o CEO da Softplan a atrair a atenção do público para um assunto complexo e aumentar o nível de engajamento.

O caso do CEO que conseguiu engajar o público transformando um assunto complexo em uma narrativa envolvente

Do que o Moacir precisava?

 

Presidente da Softplan, uma das maiores empresas no desenvolvimento de softwares de gestão, Marafon foi convidado para palestrar na Open Innovation Week 2017 sobre uma experiência de inovação corporativa em fase inicial.

A experiência consistia em um programa interno para estimular a mentalidade das startups nos colaboradores, que criaram e prototiparam iniciativas de negócios e tiveram capacitações em modelos de negócios, metodologias ágeis e em como construir um bom pitch, esse último com o apoio da narrativa.

Junto à Marafon, identificamos que a mensagem de sua palestra sobre essa experiência girava em torno de falar na busca por unir o melhor de dois mundos: as práticas de uma grande empresa “dinossauro” com as práticas de startups que almejam se tornar “unicórnios”.

Só que…

Ele precisava de ajuda para transformar essa ideia em uma palestra que despertasse a atenção do público em um formato TED Talk: apenas 18 minutos.

O desafio, portanto, era transformar um assunto complexo, de negócios e estratégias, em uma narrativa clara e envolvente, que conectasse mais pessoas à visão e transformação que a Softplan vinha fazendo.

Era preciso criar uma atmosfera confortável, com linguagem acessível, para que o público pudesse compreender e interagir.

Então, o que fizemos?

Criamos uma analogia dessa experiência da Softplan com a experiência fictícia contada no filme “O Parque dos Dinossauros”, que se baseia em uma experiência científica onde a partir de DNA extraído de insetos preservados em âmbar, são criados clones dos dinossauros dentro de um parque temático em uma ilha.

 

Sabendo que a Softplan está sedia de um parque de inovação (Sapiens Park) dentro de uma Ilha (Florianópolis), realizando uma experiência que tem sua base científica com um toque de incerteza, como no filme, a analogia para essa experiência de inovação encaixou de forma perfeita no tema criado para a palestra:
O Parque Dos Dinossauros Unicórnios: onde o crescimento estável convive com a inovação disruptiva

E o que aconteceu?

A criatividade, a linha narrativa e a associação de ideias foram essenciais para gerar engajamento. Unindo a isso elementos visuais, foi possível apresentar dados de uma experiência corporativa de modo leve e autêntico.

Com o apoio do Mapa da Narrativa e de uma Narrativa Ilustrada, Moacir não só conseguiu prender a atenção do público e sintetizar um assunto complexo, transformando-o em uma narrativa envolvente em apenas 18 minutos, como também foi novamente convidado para palestrar sobre os resultados que vem obtendo no “laboratório” na Open Innovation Week em 2018.

A Narrativa Ilustrada teve por base as perguntas do Mapa da Narrativa, metodologia desenvolvida para ajudar profissionais a encontrarem propósito e colocar a sua própria essência no que estão fazendo.

Menu