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Como o storytelling fortalece minha marca pessoal no Linkedin?

Se você possui uma marca, já percebeu que há grandes oportunidades para divulgar o seu produto ou serviço nas redes sociais. As redes sociais nos permitem maior aproximação com o público, que nos conhecerá também por meio delas.

Aqui entra uma questão importante: você está tirando o melhor proveito das redes sociais para fortalecer a sua marca ou da sua empresa? Se a primeira impressão é a que fica, como anda sua apresentação assim que um potencial cliente o procura em alguma plataforma digital?

Em todas as redes, se repararmos bem, há um pequeno espaço dedicado à nossa bio, que nada mais é do que abreviação de “biografia”. Nele, podemos falar um pouquinho (às vezes é só um pouquinho mesmo!) mais de nós mesmos, unindo o útil ao agradável.

O tamanho dos espaços para editar a nossa bio varia (no Twitter, por exemplo, você deve ser extremamente conciso, e fazer o melhor em menos de uma linha; já no Instagram, até 3 linhas são permitidas), e aqui queremos focar no LinkedIn como “vitrine pessoal”, justamente por ser a rede social que permite mais envolvimento e uma descrição mais abrangente.

Temos à nossa frente uma ótima oportunidade de trabalhar o storytelling. Como? Descrevendo, nesse curto espaço em branco que te deram, a mensagem essencial da sua narrativa. O por que do seu negócio. Sem saber por onde começar? Então acompanhe um caso inspirador que ajudamos a solucionar…

Storytelling na bio: um resgate de si

Era uma vez, a Mayara Cabral, executiva de negócios de uma startup que desenvolveu uma plataforma para varejo de franquias. Apesar de não entender nada de software, ela estava há alguns meses na empresa, fazendo reuniões onde demonstrava funcionalidades do produto e, como toda boa funcionária, enviando e-mails padrão, citando o produto para 40 leads indicados pelos sócios e tendo retorno… zero.

E não era por falta do famoso inbound marketing não: Mayara tinha uma parceira de marketing afiada, e juntas estudavam todas as técnicas, desde o perfil de persona, palavras-chave, passando até pelo mapa da empatia e pela produção de conteúdo voltada para a necessidade do cliente.

Então qual era o problema?

Algo que, a princípio, pode até não parecer tão importante, mas, durante o processo, se mostra essencial: a Mayara havia esquecido de ser ela mesma. Achou que tinha que decorar um texto pronto, adequá-lo às estratégias e simplesmente disparar para os clientes, aguardando retorno. Toda a energia da Mayara, sua conversa, sua escuta, seu poder de criar e desenvolver relacionamentos, tudo escondido atrás de um e-mail padrão, automatizado. Com a ajuda do Mapa da Narrativa, invertemos essa história: trouxemos a Mayara para aquela conversa toda com o cliente.

E na sua bio do LinkedIn, ainda que de forma resumida, ela agora descreve o que realmente faz e que gera conexão com um possível cliente:

“Sou uma profissional dinâmica como o varejo, que sabe que as oportunidades entram e saem das lojas a todo o momento e que cada minuto é precioso. Por isso dou valor ao tempo investido em uma análise e gestão assertiva de indicadores, para saber como posso motivar e capacitar pessoas para melhorarem continuamente seus resultados. É isso que tem guiado meu trabalho de consultoria e treinamento para franqueados e equipes e a elaboração de planos estratégicos para lojas”.

Ela se viu naquilo que fazia: enxergou o ramo do varejo como a si mesma, com dinamismo, como algo que não para, e trouxe isso para o seu discurso como executiva.

Mais do que informações: compartilhe histórias!

São as suas histórias, e tudo que aconteceu durante a sua trajetória, que te transformam na pessoa que você é hoje. Saber contá-las é essencial, e se você puder compartilhar numa rede, melhor ainda: estamos falando de impacto direto no seu negócio.

Fazendo uso do storytelling numa ferramenta tão simples como a bio, você pode mudar a forma como as pessoas te veem, demonstrando os seu valores e falando diretamente ao (coração do) público.

Se ainda não está claro como contar a sua narrativa de forma eficaz, que tal seguir os passos ensinados no ebook O Mapa da Narrativa? Baixe gratuitamente e melhore já o seu perfil pessoal!

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