Compartilhe

Como se livrar da procrastinação ao produzir uma narrativa

Como se livrar da procrastinação ao produzir uma narrativa

Produzir um novo conteúdo não é tarefa das mais fáceis, já que exige muita paciência, dedicação e criatividade, o que nem sempre surge no momento em que mais precisamos tê-las “à mão”.

Isso faz com que cada vez mais pessoas que desejam criar uma narrativa para seu próprio negócio ou projeto, seja na forma de uma palestra, apresentação sobre si no site e em redes sociais ou conteúdos criativos, procure mentores para ajudá-los com essas tarefas.

Mas será que contratar uma mentoria é mesmo necessário?

É possível fazer todo um conteúdo novo sem a necessidade de um mentor, mas isso demanda bastante organização para conseguir alcançar o melhor resultado possível. Afinal, um texto nunca é somente um conjunto de palavras, um relato de fatos e de ideias. Cada conteúdo pode ser pensado como uma narrativa com cinco princípios fundamentais para criar uma conexão verdadeira com o público, de modo que se identifiquem com o tema apresentado.

Só que isso demanda uma dedicação de tempo para esse conteúdo e, de nada adianta ter mil ideias, processos e ferramentas à disposição se a execução for deixada para um “depois” que pode jamais chegar.

Além disso, sua narrativa é essencial para a forma como sua presença digital é construída. Faça uma breve pesquisa sobre você ou sua empresa no Google e veja se encontra ali exatamente o que está oferecendo para o seu público hoje.

Reflita: você atualiza seu site ou redes sociais com frequência? Qual foi a última vez que você renovou suas informações na internet? Será que sua comunicação acompanha sua própria evolução profissional? Se não estiver, um motivo pode ser a famosa procrastinação.

A procrastinação atrapalha o seu desenvolvimento

Podemos comparar a procrastinação com um fantasma: nunca a vemos, mas é algo que está constantemente ao nosso lado, fazendo com que “empurremos” nossas tarefas até bem perto do prazo. E aí vem o pânico e aquela sensação de que poderíamos ter feito melhor.

Aconteceu comigo recentemente quando tive uma tarefa crítica: preparar uma palestra. Aí você me pergunta: “Ué, Olavo? Mas não é isso que você ajuda os outros a fazer? Dá até curso sobre isso? Tem um post publicado no blog com dicas para palestrantes?

Pois é, não é fácil para ninguém. Ajudei dois palestrantes a se prepararem para esse mesmo evento em que ia palestrar. Adivinha quem ficou por último? No fim, acho que fiz uma boa palestra, mas fiquei com a sensação de que poderia ter sido bem melhor se eu tivesse me dado um tempo para um ensaio e não tivesse caído nas…

Três armadilhas do procrastinador

Procrastinação é justamente deixar para depois o que você poderia fazer agora, o que gera um sentimento de culpa, estresse, vergonha e diminuição de produtividade. Um procrastinador cai facilmente em uma primeira armadilha que eu mesmo quase caí uns dois parágrafos acima: achar um culpado por não ter conseguido fazer sua tarefa.

Se você é especialista em uma área, seja organização do tempo, terapias, educação, é fácil você colocar aquilo que faz para o outro em primeiro lugar e deixar a sua própria organização, seu tempo, seu bem-estar, sua autoeducação em segundo lugar.

Muitas vezes a procrastinação expõe a nossa incoerência, parte da nossa condição humana. Só cuide para não cair na segunda armadilha do procrastinador: dar um verniz altruísta a algo que é somente o famoso “empurrar com a barriga” suas tarefas.

E então, quando chega o momento de ter de concluir a tarefa, caímos na terceira armadilha: nos castigarmos severamente por ter falhado com o compromisso, ou ao menos por termos feito algo aquém ao que era esperado de nós.

Como escapar das armadilhas da procrastinação com uma mentoria

Um mentor ou mentora poderá ajudá-lo a enfrentar o fantasma da procrastinação e fazer com que você recupere sua produtividade gradualmente. Não pense que contratar mentoria é jogar dinheiro fora, muito pelo contrário, você estará fazendo um investimento para sua carreira.

Às vezes, uma conversa de uma hora com um profissional sobre o que você precisa fazer durante uma sessão, de forma concentrada, ignorando tarefas secundárias, já te deixará mais produtivo e fará suas ideias fluírem com mais facilidade, inclusive com materiais de apoio que ajudam você a contar a história que tanto deseja.

Além de fazer com que você verbalize seus pensamentos, a mentoria também ajuda a tornar suas tarefas algo aproveitável e divertido, muitas vezes incentivando que você até mude o seu local de trabalho para um ambiente diferenciado, como uma biblioteca ou um café.

Eu mesmo, sabendo de minha tendência à procrastinação, contratei recentemente uma mentoria para me ajudar a elaborar um curso. E me beneficiei bastante desses curtos espaços de tempo dedicados a essa tarefa.

A mentoria faz muita diferença durante o processo de produção de uma narrativa, então que tal ver outros cases em nosso site ou agendar um horário para conversar com um de nossos mentores?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Menu