Compartilhe

Storytelling em vídeo e a importância desse formato na comunicação

Em 2018, vídeos foram apontados como a maior tendência na comunicação e publicidade. E o storytelling tem um papel importantíssimo nesse formato resumido de conteúdo. Vem saber mais!

Em pesquisa realizada pela Hubspot Academy no início deste ano, pelo menos 43% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ver mais conteúdo em vídeo, por diversas razões: economia de tempo, sensação de familiaridade, mais proximidade, por despertar mais vontade de interagir etc.

A pesquisa foi feita em janeiro de 2018, e a tendência para o conteúdo em vídeo foi confirmada, tanto que até mesmo mídias sociais como o Instagram lançaram uma plataforma exclusiva de vídeo, para além dos Stories de 20 segundos. É uma boa chance de usar o storytelling e despertar o contador de histórias em você de forma muito mais interativa!

Storytelling em vídeo: qual o formato ideal?

Para se contar uma história, principalmente enquanto profissionais de marketing ou empresas que desejam vender um produto ou serviço, não é preciso se prender a apenas um formato.

O storytelling pode assumir muitas formas, passando por longos episódios narrativos ou algumas sentenças curtas; algo que o espectador participe ou apenas absorva; com storytelling é possível escolher se a história será lida, ouvida ou vista. Não há um modelo ideal que sirva para todos: é preciso adaptar de acordo com o seu público-alvo, com o jeito de se comunicar da sua empresa.

Uma história impactante não é medida pelo uso de recursos gráficos e visuais sofisticados, nem por tempo de duração ou formato: uma boa história é uma estrutura narrativa que passa uma mensagem essencial, seguindo os quatro elementos-chave que apresentamos no Mapa da Narrativa. Assim, leve em conta que mesmo que dure 1 minuto, a sua história precisa conter empatia, conflito, virada e clímax.

Gerando impacto com webséries e minidocs

Quando falamos em vídeo, estamos nos referindo a uma variedade de formatos, desde os famosos webinars, passando por vídeos institucionais, minidocs e webséries. A Narrative apostou em dois desses formatos para estabelecer mais conexão com nossos clientes da Aperam e da Hostgator.

Para a Aperam, em comemoração aos seus 72 anos, desenvolvemos uma websérie documental, dividida em 4 capítulos, onde conseguimos reunir não só os princípios das boas narrativas cinematográficas como também histórias e depoimentos reais, de pessoas reais: os verdadeiros protagonistas que fazem a Aperam ser o que é hoje, a maior produtora mundial integrada de aços inoxidáveis.

 

Com a Hostgator, criamos um documentário especial para os 10 anos da marca, resgatando nos depoimentos do fundador, da colaboradora mais antiga e de alguns dos colaboradores mais novos, uma mensagem essencial que identificamos em todas a trajetória da empresa e que está presente em todos os depoimentos que você pode conferir abaixo:

Concluindo…

Trabalhar com vídeo é quebrar uma porção de barreiras. É ampliar a possibilidade de entendimento, aumentar o engajamento e a interação com o público, que poderá perceber pontos complexos em seu conteúdo, talvez antes pouco explicados quando o texto era a única opção.

Dúvidas de como desenvolver a sua narrativa em vídeo? Fale com o nosso mentor de narrativas!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Menu