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Storytelling para inovadores e agentes de mudança

Um dos maiores desafios de empreendedores que decidem inovar e criar iniciativas que ajudam a resolver problemas da sociedade é contar uma história para engajar pessoas para a sua causa, bem como apresentar-se em público para um grupo de investidores.

Afinal, o que é uma boa narrativa e como ela pode ajudar para o sucesso da sua iniciativa? Algumas práticas simples de Storytelling são essenciais para mostrar ao seu público os motivos pelos quais eles devem comprar a sua história, e não o seu produto ou serviço.

Dominar o assunto sobre o problema que você pretende resolver não o tornará um grande orador. O medo e a ansiedade podem surgir em qualquer situação, mas fique calmo. Inovadores – sociais ou não – precisam fazer com que os outros vejam um futuro melhor. Se você descobrir a mensagem essencial  da sua narrativa, não existirá diferença ao contá-la para 20, 100 ou 600 pessoas. O diferencial estará na forma como você vai apresentá-la.

Você quer mudar o mundo. E precisa contar uma história sobre isso. Por onde começar?

Kawoana Vianna é participante do SGB Lab 2016, laboratório de inovação social promovido pelo Social Good Brasil. A jovem empreendedora do interior do Rio Grande do Sul veio para Florianópolis para se apresentar na última etapa do laboratório, o Demo Day. Para ela, que apresentava a sua ideia há alguns anos e já fez teatro, o mais difícil não era se apresentar em público mas sim identificar a mensagem da sua apresentação, o que contar, como falar e como motivar as pessoas. Então Kawoana só precisou encontrar o seu ritmo, mostrando que além de um projeto existe alguém ali apaixonado pelo problema que quer resolver e pela temática, o que contribuiu para que ela fosse votada pelos participantes para ser a finalista do laboratório e concorrer a um fundo de investimento semente.

Muitas vezes, o que falta são descobrir alguns passos primordiais para contar uma boa história. Falar do que te motiva é sempre bom para gerar empatia com quem está ouvindo. Mas como fazer com que outras pessoas – que às vezes não têm a mesma motivação que você com a temática escolhida – a acreditar na sua causa?

Aí é que entra a mensagem essencial  da sua narrativa. Se você descobri-la, provavelmente vai conseguir definir o restante da sua apresentação sem se preocupar com detalhes. Uma boa narrativa também aponta o problema que você quer resolver, incluindo aqui os desafios que você está percorrendo nesta jornada, e os meios que você encontrou para resolver esse problema que não é só seu, mas de muitos.

A sua solução é a cereja do bolo. Não adianta falar em solução sem antes entender quem é o seu público, de sujar os sapatos e ouvir suas necessidades, de ir pra rua e testar a solução que você encontrou. A proposta de como resolver faz parte também dos impactos que você quer gerar no mundo e no que você realmente acredita, do porque você abandonou uma carreira, um emprego CLT ou qualquer situação semelhante para esse projeto de vida.

Boas histórias inspiram as pessoas e fazem brilhar os olhos da audiência em torno da causa que você acredita.

Rogério Malveira também foi labber em 2015 e um dos finalistas do SGB Lab. O seu pitch já evoluiu muito, pois além de se apresentar para investidores recebe convites para se apresentar em diversos lugares. Recentemente esteve no Canadá representando os brasileiros num encontro entre líderes globais (espie aqui a apresentação em inglês). Deu pra sentir a paixão pelo problema que ele quer resolver. Inspirado em sua avó e nos anos que passou na Faculdade, foi fácil encontrar a mensagem essencial da sua história, algo que realmente ele leva para tudo o que cria. O desejo de Rogério é que todos compreendam saúde.

Neste vídeo de 1 minuto ele não fala da sua iniciativa, como funciona nem qual é o público mas é um exemplo que pode inspirar, emocionar ou simplesmente passar a mensagem. A inovação e o desejo de mudança estão por trás de tudo isso.

Saber contar uma história não é fácil, nós sabemos disso. Cada apresentação é única, tem um objetivo e um público diferente. No entanto, dar o 1º passo não é tão difícil assim. Por isso a Narrative criou o método O Mapa da Narrativa, que conta com um e-book gratuito, com passo a passo simples e ilustrativo que irá te ajudar a encontrar a essência da sua história para te conectar com o mundo. Saiba mais clicando aqui.

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