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Storytelling para o marketing: seu produto conta uma história. Será?

Storytelling para o marketing: seu produto conta uma história. Será?

Não é tão difícil lembrar de uma propaganda marcante. Afinal, campanhas de marketing, independente da mídia, ainda fazem parte da nossa vida. Se bem que nos anos 80 e 90 faziam bem mais, não é mesmo?

Com a disseminação do conceito de storytelling, sempre que perguntamos a alguém o que faz uma campanha ser marcante a resposta mais comum é “porque conta uma história”. Ou a resposta clássica que virou um jargão descolado: “porque tem um storytelling” (como se a história fosse um ingrediente e não o todo).

Então, nos acostumamos a ouvir outro jargão, disseminado em tantos cursos e palestras por aí: seu produto precisa contar uma história!

Será?

E se pensássemos: não, seu produto não precisa contar história nenhuma!

Em essência, um produto tem o papel de facilitar nosso dia a dia, nos prover alguma satisfação, conveniência, apoio. Ter um nome, identidade visual, slogan e uma lista das incríveis vantagens, não faz com que o produto por conta própria promova o Storytelling.

O que importa e sempre importará são as relações das pessoas com esse produto, que podem estar em todas as etapas, da concepção, fabricação, comercialização até a experiência de uso do produto. E, por que não, o seu descarte!

E como o Storytelling entra nessa história?

Porém, exibir corpos seminus e sensuais tomando uma cerveja ou a família feliz em torno da mesa de café da manhã passando a manteiga no pão já são clichês para lá de batidos.

O que as pessoas procuram são histórias verdadeiras, um significado mais profundo que promova algum impacto em suas próprias vidas.

Portanto, como dizemos em nosso Manifesto, as pessoas estão cansadas de quem só quer vender.

O que as pessoas buscam é conexão.

Não é com produtos que as pessoas se conectam, e sim com memórias que remetam a sentidos: um cheiro, uma cor, uma música, um gosto de comida, uma risada ou um choro.

Então, não existe nada melhor do que fazer com que os clientes da sua marca associem os produtos que você tem a oferecer com situações e sensações comuns de seu dia a dia, como diversos momentos especiais e profundos ao lado de sua família e amigos ou algum problema real que precisa ser resolvido.

Stalimir Vieira, diretor da agência Base de Marketing, explicou essa conexão entre o produto e o consumidor da melhor maneira possível.

“Storytelling para mim é a história das pessoas e não das marcas. As marcas entram como coadjuvante.”

Vieira também recordou de algumas marcas de seu passado que causavam diferentes sentimentos nele, como por exemplo, Johnson & Johnson, que era associada ao frio pelo fato de estar nu quando seu produto se fazia presente; ou Farinha Láctea Nestlé, estando ligada a acontecimentos divertidos e Merthiolate ser relacionado à dor e à tortura por conta de toda a ardência causada pelo produto.

A beleza do storytelling mora em todas essas associações e sensações criadas por nós mesmos por meio dos produtos.

Uma empresa que exemplifica isso é a Pandora, uma fabricante de joias que mostrou em uma campanha de Dia dos Namorados a história de Andrés, um professor que entrou em contato com a Pandora para pedir sua namorada Ana em casamento de uma maneira nunca vista antes.

A delicadeza com a qual o assunto é abordado nos deixa conectados com a narrativa o tempo inteiro e conta com um clímax de pura catarse!

Como começar a criar conexão? Com perguntas!

Ao criar uma campanha, pergunte-se: quais sentimentos o produto pode transmitir em determinada situação?

Esse é ponto de partida para promover a conexão e que pode trazer insights de como a história pode ser contada: pode ser com uma história real de alguém que tem uma experiência com um produto, uma ficção verdadeira em que nos identificamos como personagens, com o protagonista e o que ele passa na história
ou mesmo o produto se transformando num personagem, com características e valores humanos verdadeiros.

Se ficou interessado em saber mais sobre o Storytelling e os princípios para narrativas verdadeiras que se conectam com as pessoas, consulte nossos materiais gratuitos e comece a trabalhar com essas ferramentas para impulsionar seus produtos, projetos ou marca.

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