Você pode ser do mundo acadêmico ou corporativo, dedicar sua vida ao ativismo político ou social, ajudar a promover a saúde física e mental das pessoas ou a saúde financeira de empresas.
Não importa.
Você se interessou por desenvolver conhecimento em alguma área da vida, estudou, se aprofundou. Hoje tem conteúdo, tem bagagem, tem histórias vividas.
Já pensou em transformar tudo isso em uma bela narrativa?
Foi o que diversas pessoas entre ativistas, empreendedores, cientistas e artistas fizeram quando toparam o desafio de contarem suas histórias em até 18 minutos no último TEDxFloripa.
O desafio começou meses antes do evento, na preparação para transformar essas histórias em narrativas curtas e inspiradoras, trabalho coordenado por um time de curadores do qual a Narrative fez parte.
Foram muitas conversas, mapeamento de mensagens essenciais, estruturação em linhas narrativas com conflitos, viradas, clímax. Ensaios e mais ensaios.
O resultado foi um evento inspirador e muito bem avaliado pelas mais de 400 pessoas presentes. As 15 talks podem ser conferidas no canal global da plataforma TEDxTalks no YouTube.
Mas para sentir um pouco do impacto que as narrativas causaram no público, destacamos três talks que um dos voluntários do evento, Tomas Serafim, comentou especialmente para o blog da Narrative.
Da exclusão para a materialização de sonhos | Padre Vilson Groh
“Durante a palestra, Padre Vilson nos narra um belo encontro com uma mãe-de-santo, quando, após decidir deixar o seminário e ir morar no morro do Mocotó, nos revela seu conflito entre o pensar e o fazer. Ser acolhido no terreiro da mãe-de-santo em uma festa plena de irmandade entre credos e cores ao som dos atabaques, motivou o padre a deixar para trás a teoria e abraçar a prática. Desde então, sua vida é dedicada ao acolhimento de crianças, à colaboração na construção das políticas públicas, à promoção da cidadania entre as comunidades.”
Compartilhando decisões políticas | Leonardo Secchi
“Conflitos não faltam na narrativa do professor Leonardo, que saiu da sala de aula para experimentar maneiras de quebrar o isolamento entre a política e o cidadão. Conflitos entre a máquina partidária consolidada e hierarquizada que trituram as iniciativas descentralizadas dos mandatos compartilhados, e os dos interesses político-partidários com os interesses do cidadão espectador comum. O clímax é uma promessa de um futuro de real democracia, e a mensagem essencial é para mim o destaque da narrativa: aproximar-se da política, acolhê-la e vivenciá-la. Difícil não sentir empatia por essa visão do futuro.”
Demarcar terras indígenas é honrar nossos ancestrais | Joziléia Daniza Kaingang
“Apesar de relativamente fragilizada como mulher e índia, Joziléia é também empoderada como acadêmica e coordenadora da Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica na UFSC. Sua narrativa aborda um conflito entre o culto e transmissões da cultura Kaigang, e o estudo e transmissão da cultura do homem branco. Sua narrativa e a de seu povo é uma só, rica em evocações e amor à terra de seus antepassados, e a de seu povo é também rica em conflitos, com os interesses do homem branco, e reviravoltas, sendo exilados e depois repatriados. O clímax é atingido na reunião do povo com a terra de seus antepassados, percebidos como uma coisa só, e revelando assim a mensagem essencial da sua narrativa e a de seu povo: o sentido de pertencimento.”
Outra coisa que contribuiu para uma experiência inspiradora no evento foi a preocupação do time de curadores em buscar conexões entre os temas dos palestrantes e o tema do evento, cocriado por toda a equipe e expresso em um Manifesto que a Narrative ajudou a construir.
Esse processo partiu desde a intenção claramente definida a partir do tema do evento, seleção dos palestrantes até a ordenação dos blocos e a costura entre as palestras, materializada nas narrativas contadas pelos mestres de cerimônia, sempre em duplas formadas pelos curadores e pessoas selecionadas do público.
O impacto dessa conexão no público pode ser percebido por mais esse depoimento do voluntário Tomas:
“O fio guia desta edição do TEDx foi a dualidade de estarmos sós e juntos ao mesmos tempo, de ser ilhas imersas em um único oceano, de sermos indivíduos separados mas ainda assim conectados, e é esta conexão que parece ser a mensagem essencial das mensagens essências destas três narrativas: a conexão com nossos irmãos através da solidariedade, a conexão com o social através do exercício da cidadania, a conexão com o planeta e a humanidade através do sentido de pertencimento à terra.”
Os eventos TED e TEDx pelo mundo se tornaram uma referência de como entregar, mais do que conteúdo, uma experiência ao público, e têm inspirado conferências, seminários e eventos de diversos temas por todo o planeta.
Quando for organizar um evento ou simplesmente ser convidado a dar uma palestra sobre um assunto que domine, pense em como tornar a experiência mais impactante e deixar mais clara sua mensagem ao público.
Transforme sua história em uma narrativa com a ajuda de um mentor de narrativas! Entre em contato para saber mais.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO