CIANET

De fornecedor a parceiro: como o storytelling ajudou a Cianet a criar vínculos e ampliar a consciência do seu mercado

A história da empresa que se aproximou dos seus clientes para juntos criarem uma cultura de inovação e uma mentalidade de reinvenção constante.

Do que a Cianet precisava?

Fornecedora de hardware para provedores pequenos e médios de internet (conhecidos como ISPs), a CIANET, antevendo as grandes mudanças que acontecem nesse mercado, decidiu que era hora de provocar seus clientes a saírem da zona de conforto se quisessem continuar crescendo.

Por isso, lançou um Programa de Inovação, mas agora tinha o desafio de instigar o ISP a participar desse programa e vê-lo como uma oportunidade de criar novas soluções em parceria com a Cianet e ampliar participação no mercado.

Só que…

Sair da inércia não é fácil, é o que a física sempre nos diz. E a inércia, no caso dos ISPs, era convidativa: muita gente nova se conectando à internet todos os dias, crescimento anual na casa de dois dígitos, clientes em geral satisfeitos com os serviços. Como fazer esse pessoal nessa situação “se mexer”?

Como?

Identificando a essência desse programa e a transformando em uma narrativa envolvente e empolgante.

Para isso…

Nos reunimos com os responsáveis pela criação do programa e também com aqueles que faziam essa cultura acontecer no dia a dia, para assim ir fundo no que motivou o surgimento desse movimento dentro da CIANET.

Percebemos que, por atuar nacionalmente e em um mercado bastante pulverizado, a CIANET conseguia identificar muitas dores e desafios que seus clientes não conseguiam. Com essa visão apurada, seu espírito empreendedor e o desejo de crescer junto com o mercado, a empresa começou uma série de mudanças internas que culminou na criação de um Laboratório de Inovação.

Como anunciamos isso?

Construímos uma narrativa em formato de manifesto para apresentação, não apenas de um programa, mas de todo um MOVIMENTO que foi batizado de ISP.NEXT.

Desse movimento, derivou um evento para reunir e trocar ideias com os ISPs, o ISP.NEXT.SUMMIT, e um Laboratório de Inovação, o ISP.NETX.LAB para co-criação de soluções e validação no mercado.

O Manifesto se desdobrou em conteúdos para a palestra da CEO da Cianet, Silvia Folster, no evento, para o site e outros materiais de comunicação do ISP.NEXT.

Mais do que falar de fatos, conceitos e ideias, geramos empatia entre o público e a CIANET contando, em uma linguagem simples e profunda, a essência do programa e todo o seu potencial de transformação.

Confira abaixo um trecho dessa narrativa e alguns dos seus “filhos”:

Você tem ideia da transformação que isso causa na vida das pessoas? Uma transformação que só foi possível com a tecnologia que nós ajudamos todos os dias a levar até as casas.

Não faz tanto tempo assim que toda essa transformação era coisa lá do futuro. E hoje é realidade. Portanto, o futuro que a gente imagina pode virar realidade muito antes do que a gente espera. Isso também é responsabilidade nossa. Pois nós ajudamos a acelerar as transformações e agora temos outra importante responsabilidade: nos transformamos juntos.

(…)

Por isso, fazemos esse convite à transformação. Um convite a estarmos mais atentos às oportunidades que surgem a todo o momento. Um convite para transformar tudo que é possível saber sobre nosso mercado em fontes valiosas de novas ideias. Um convite para olhar para o futuro e entender que ele não existe até que a gente o crie hoje.

Então venha criar junto com a gente o nosso futuro.