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Conteúdos que são narrativas na publicidade

No post anterior, conteúdos que são narrativas no jornalismo, analisamos uma grande reportagem do Diário Catarinense e, em contraponto, uma simples publicação em rede social. Nos dois conteúdos, de teor e complexidade distintos, estavam presentes os princípios de uma boa narrativa.

No segundo post da série, vamos analisar exemplos de narrativa na publicidade que, cada vez mais, precisa ir além de seduzir ou convencer, mas se conectar com as pessoas, compartilhando sensações e valores. Quando isso acontece, o envolvimento com o público pode ser surpreendentemente mais duradouro.

ANÁLISE DE HOJE: CONTEÚDOS DE MARCAS

Os cases que analisamos foram destaque em 2014 justamente por contarem histórias que emocionaram o público, mas em linguagens distintas. Um usa o documentário, outro usa a ficção para contar uma história.

Exemplo #1: WebDoc “Doces Notícias: A história real de Murilo e Nara” – Documentário

Para celebrar o aniversário de 105 anos, a marca de açúcar União apostou em uma comunicação que traz histórias genuinamente verdadeiras, exclusivas e reais.

O vídeo-documental sobre o casal Murilo e Nara, assinado pela agência Leo Burnett Tailor Made, foi o primeiro de uma série de minidocumentários com a mesma pegada, convidando as pessoas a olhar o que chamaram de “o lado mais doce da vida.”

Essa foi a mensagem essencial em torno da qual a narrativa foi construída. Mas o que isso quer dizer? Para entendermos e nos conectarmos a essa mensagem, a narrativa inicia nos apresentando a um casal apaixonado, sensível e empático, que, como muitos casais brasileiros, se realiza por meio da criação de filhos.

A perda do primeiro bebê, que seria uma menina, aparece como um grande conflito em suas vidas. Mas a chegada de Pedro foi a virada que veio para unificar a família.

Só que ainda havia um vazio deixado pela perda de uma tão esperada menina.

Uma nova gravidez vem como o clímax dessa história. Com 24 semanas, Nara descobre que espera novamente um bebê do sexo feminino e resolve fazer uma doce surpresa para Murilo.

A notícia especial foi dada ao marido em forma de um bolo confeitado que emocionou não só a ele, como ao público.

 

De forma tocante, a narrativa vem estimular a cultura de celebrar boas notícias com doçura. Essa é a transformação que o açúcar União propõe para conectar as pessoas e que está diretamente alinhada ao seu slogan,“Por Um Mundo Mais Doce”.

Um belo case de conteúdo de marca que você pode assistir abaixo.

Exemplo #2: Comercial “Puppy Love” – Ficção

A divulgação de uma marca através de histórias cria uma relação emocional muito mais forte com os clientes, além de potencializar a lembrança da marca por eles. E disso a Budweiser parece entender bem.

Seu histórico de comerciais para o Super Bowl, evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos, já vinha conectando o público a temas que usavam o seu símbolo para representar relações de afeto.

Mas foi com a ternura do filme “Puppy Love”, criado pela Anomaly, que a Budweiser trouxe encantamento para a vida das pessoas. Uma história de amizade entre o cavalo Clydesdale, personagem antigo da marca, e um cãozinho da fazenda.

Personagens fictícios, mas verdadeiros, pois expressam valores com os quais nos identificamos. Afinal, não é so com a realidade, como no exemplo anterior, que construímos uma narrativa verdadeira. Só não é aceitável vender a ficção como uma realidade, como já fizeram algumas marcas.

Nessa narrativa, a vontade dos animais de estarem juntos é sempre interrompida por seus donos. Mas, até então, o pequeno cão sempre conseguia driblar os obstáculos para encontrar o amigo.

Quando Puppy passa a ter um novo dono e está sendo levado por ele é que temos o grande conflito da narrativa. E, dessa vez, a transformação fica por conta do empenho do cavalo em não deixar o seu companheiro partir. Confira abaixo:

O breve comercial traz uma mensagem de que a amizade, quando verdadeira, supera qualquer coisa. E por isso causa tamanha empatia, afinal, quem aqui não tem ao menos um amigo do peito por quem colocaria a mão no fogo?

Narrativas autênticas são essenciais para conectar pessoas. Por acreditar nisso é que criamos o método O Mapa da Narrativa, que conta com um e-book visual que traz o passo a passo para estruturar uma história verdadeira. Conheça aqui.

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