Compartilhe

La Casa de Papel e a Importância de Contar Histórias sobre as Relações.

Berlim, Tokyo, Nairobi, Moscou, Rio, Denver, Helsinque, Oslo. Todos sentados de frente para o Professor, esperando a sua primeira lição sobre o plano de assalto à Casa da Moeda, que já começa com uma bomba: “Regra número um: nada de relacionamentos pessoais”. 

O sorriso sarcástico de Tokyo já diz tudo: a regra estava fadada ao fracasso. Nos próximos episódios os personagens vão passar por uma série de conflitos. Todos originados nas relações pessoais. A conclusão nas palavras da própria Tokyo: “O amor ferra tudo.”

Isso não quer dizer que Tóquio e Rio estivessem errados ao se apaixonarem ou tampouco Moscou tivesse falhado por não conseguir esconder suas relações fraternais pelo filho. O verdadeiro problema não estava na natureza de suas relações e sim na regra de que fossem omitidas..

O ser humano é um ser social e ao longo de nossas vidas vamos construindo relações em todos os círculos, da família ao trabalho. É por causa das relações que se criam leis, instituições e empresas. Sendo assim, a natureza das relações humanas muitas vezes determina o fim ou a prosperidade de um projeto.

Como o projeto do assalto, do qual a narrativa de “La Casa de Papel” gira em torno, que vai sendo colocado cada vez mais em risco, quanto mais as relações interpessoais tornam-se impossíveis de serem omitidas, e com isso, se complicam.

Não é diferente nas relações dentro das organizações, onde nem sempre as pessoas encontram o espaço para se expressarem como são, autênticas, com suas vulnerabilidades, seus medos, suas dúvidas. E ,em relacionamentos onde os valores humanos mais essenciais são omitidos, como exemplificamos nesse artigo, os projetos também encontram dificuldades em prosperar.

Afinal, um dos fios condutores essenciais das relações é a confiança. E só confiamos naquilo que é autêntico, que não se apresenta apenas com uma intenção de nos convencer, seduzir ou vender algo, mas sendo como é.

Assim, as histórias que contamos dentro das organizações, seja por meio de apresentações, reuniões, vídeos e redes sociais, precisam também se expressar de uma forma autêntica. 

Precisam, como em “La Casa de Papel”, falar sobre as relações que estão por trás de um desenvolvimento de um time, uma ação, um projeto, produto ou serviço. Quais são as escolhas, os valores, e inclusive, os desafios e conflitos que fazem parte dessas relações?

Na websérie que construímos junto com a indústria líder mundial em inox, a Aperam, batizada justamente de Relações Inoxidáveis, tratamos da força das relações ali construídas para o crescimento sustentável dos indivíduos e consequentemente da organização. 

Através de conversas com diversos colaboradores, construímos narrativas autênticas que falam de todas as escolhas por trás da produção de aços especiais e inox, tão presentes no dia-a-dia. E já estamos entregando a segunda temporada! 

Confira o teaser abaixo e reflita: como sua organização pode contar uma história autêntica, que vá além de textos sedutores e narrações profissionais? Como contar sua história a partir de relações verdadeiras? A Aperam mostra um jeito.

 

TEASER

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO