Se você tem dúvidas de como agir numa palestra e acha que palestrar ainda é sinônimo de muita seriedade, compostura e apresentação de resultados incríveis e positivos, este artigo é pra você! Diante de uma plateia ansiosa no RD Summit 2018, numa palestra intitulada “Seu produto vai fracassar (e isso pode ser incrível!)”, o palestrante da vez Flávio Steffens surpreendeu. A começar pelo título envolvente que já ativou gatilhos mentais (“Como assim, fracassar? De que forma isso pode ser bom?”), ele criou um passo a passo para uma das apresentações mais leves, concisas e divertidas do evento, com nítidos princípios de storytelling. Na metodologia O Mapa da Narrativa, a empatia é o principal ponto que queremos atingir para dar início à jornada do herói. Quando apresentamos o nosso protagonista de forma empática e geramos identificação no público, criamos uma vontade de saber mais, de acompanhar. Flávio lidou muito bem com esse primeiro ponto captando a atenção do público e conseguindo empatia ao se colocar como o protagonista da narrativa e descrever suas características: um empreendedor iniciante e empolgado, sonhador, mais jovem, que desejava abraçar o mundo e fazer a diferença só por acreditar que suas ideias e que o seu produto eram a melhor coisa que poderiam existir. Em tom de deboche, de forma descontraída, e causando risos na plateia ao rir de si mesmo primeiro, Flávio continuou a saga, narrando com detalhes os momentos que marcaram um conflito (quando, sem testar sua ideia de negócio, foi adiante, sem muito plano, e se viu num mar de “insanidade mental”, criando lógicas absurdas para um produto que não tinha sido testado nem aprovado no mercado), a virada (quando, não bastasse ter insistido, por conta, no seu produto, ele também decidiu não dar ouvidos a amigos próximos que opinaram, e investiu muito dinheiro no que estava fazendo, certo de que ia obter ótimos resultados – até que se viu endividado, sem uma reserva financeira e com um produto desaprovado pelo público e pelo mercado em geral), o clímax (quando achamos que tudo estava perdido, pois ele não tinha mais perspectiva e parecia que nunca conseguiria saldar a dívida que havia feito – mas, aos trancos e barrancos, conseguiu!) e a mensagem essencial, que despertou gargalhadas na plateia: “Teste sua ideia de negócio. Tenha um plano B. Não crie expectativas. Acredite no teu público. Resumindo: faça o que eu digo, não faça o que eu faço!”. Com isso queremos mostrar que, para conseguir se destacar, Flávio utilizou um dos elementos-chave do storytelling: a vulnerabilidade. Já falamos disso por aqui antes: são nossas vulnerabilidades que nos unem. Sabemos que a construção de uma palestra de sucesso depende de vários fatores. Nosso objetivo aqui é te dar algumas dicas e mostrar que é possível engajar o público principalmente fazendo uso de storytelling, pois somos movidos por histórias. Dependendo de como são contadas, visualizamos nós mesmos naquela travessia, passando por aquele desafio, desejando a vitória: e é isso que gera conexão entre aquele que está no palco palestrando e aquele que está ouvindo. Quando for palestrar, tenha em mente algumas perguntas, para começar: – Qual sua intenção? – Por que é importante que o público saiba disso? – O que o público pode aprender com isso? Quando a intenção é clara, fica muito mais fácil construir uma linha narrativa com início, meio e fim. Uma boa palestra não se faz sozinha: ela é um conjunto de ações e acontece por meio de muito planejamento. Além de aprender a contar a sua história de modo envolvente, lapidar seus canais de expressividade (voz, olhar e gestos) também é uma forma de garantir uma boa experiência (tanto para quem fala quanto para quem ouve). E lembre-se: na dúvida, fique vulnerável… e seja fiel à sua intenção de auxiliar a partir de uma narrativa. As pessoas não querem histórias inventadas: elas querem histórias reais. Se ainda restou dúvidas e você está se preparando para palestrar, o nosso Guia do Palestrante das Galáxias pode te ajudar! Nele você encontra todas as nossas principais dicas para palestrantes, desde a preparação até a performance no palco. Melhore seu poder de comunicação! Baixe grátis! 😉Storytelling já começa no título
Storytelling para engajar: o passo a passo
Vai palestrar? Vulnerabilize-se!
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