Você tem ou faz parte de uma empresa. E essa empresa precisa vender um produto ou um serviço. Ótimo. O próximo passo é: como?
Já mostramos aqui que o storytelling promove conexão do público com sua marca. E é a partir dessa conexão que o cliente tomará uma decisão. Sim: independentemente da concorrência, do preço, do tempo que alguém está no mercado: se há envolvimento e real interesse, se os pontos foram conectados, a venda será consequência.
E para que essa conexão da qual tanto falamos realmente aconteça, você precisa saber comunicar o que a sua empresa faz, como ela faz e por que ela faz. Contar uma história envolvente requer habilidade e uso de elementos que ajudem o leitor a ver sentido na linha narrativa. Tenha em mente que se ele entende e enxerga valor naquilo que você faz, não é preciso se preocupar nem tentar lembrá-lo porque você é o melhor da categoria: ele simplesmente saberá.
Facilite o caminho: torne o seu serviço acessível!
Mas, às vezes, embora seu produto ou serviço sejam muito bons, o cliente não consegue perceber exatamente o que é que você está oferecendo. Há várias razões para isso: pode ser que a linguagem na qual você está se comunicando seja muito técnica, dificultando a abordagem e afastando ao invés de aproximar. Pode ser que vocês até estejam se comunicando mas, para ele, o que você oferece ainda não soluciona o que ele precisa.
Dependendo do ramo no qual a sua empresa ou marca atua, nem sempre é simples explicar do que se trata. Vejamos o caso da Par Mais, consultoria de Planejamento Financeiro Pessoal que procurou a Narrative porque não conseguia desmistificar os pré-conceitos sobre seus serviços.
A mensagem “certa” é a que seu cliente entende
As pessoas possuíam muitas dúvidas a respeito de dinheiro mas não sabiam como a Par Mais poderia resolver. De modo geral, as questões financeiras vêm acompanhadas de várias crenças, tais como “falar de dinheiro é difícil”, “uma linguagem que eu não compreendo”, “muitos termos e soluções que não faço ideia do que sejam…” e etc.
Pensando nisso, fomos buscar a mensagem essencial que a Par Mais gostaria de passar para seus clientes. E encontramos: a ideia era empoderar as pessoas financeiramente e levá-las a uma nova relação com o próprio dinheiro.
Após essa descoberta, construímos uma narrativa em forma de manifesto para a empresa, inspirados pelas histórias que eles também nos contaram: ou seja, os próprios fundadores e colaboradores da Par Mais vestiram a pele de um cliente em potencial, lembrando das maiores dificuldades que já enfrentaram quando o assunto é dinheiro.
Com uma linguagem simples, transformamos a história da Par Mais num verdadeiro pitch para vendas, basicamente mudando a forma como eles se apresentavam. A mensagem estava clara, e é nesse ponto que a construção de uma boa narrativa faz toda a diferença, pois a mensagem “certa” é aquela que o seu público compreende.
Para saber mais sobre os princípios que nos guiam nas construções de narrativas autênticas, baixe gratuitamente o ebook os 5 princípios das boas narrativas!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO