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Storytelling pode estar na origem da Inovação?

É isso que a série “INCEPTION: O Storytelling Como A Origem da Inovação”, que publicamos no Linkedin debate: o poder da inovação, e sua estreita relação com o Storytelling. Para isso publicamos três artigos que tratam do tema, desde a descoberta do propósito que move a inovação até a sua materialização através de histórias contadas. 

E tudo parte de perguntas, a começar por essa:

Pra que inovar mesmo?

Inovar faz parte da natureza humana e é por meio de transformações que somos capazes de nos adaptar e sobreviver. O livro “Sapiens” nos conta como foram as ficções criadas e compartilhadas entre os seres que nos fizeram prevalecer como espécie, por despertar o poder de colaboração em grupos maiores.

Portanto, nossa grande vantagem como espécie está no poder que temos de nos conectar e agirmos de maneira coletiva, a partir de ideias que geram soluções inovadoras. 

E essa conexão é gerada através de narrativas.

A partir do momento em que descobrimos nosso verdadeiro motivo para inovar, através do poder das perguntas há um público sedento por se identificar com histórias que inspiram, motivam e despertam emoções, podendo ajudar na concretização das inovações que os inspiram. 

Mas então, como uma narrativa nos ajuda a inovar?

Para construir o caminho da inovação, é preciso olhar de forma genuína para as questões humanas. Desenvolver uma inovação parte de uma motivação pessoal, e surge para solucionar um problema que pode ter sido vivenciado ou não por quem propôs a inovação.  

 Em nosso método O Mapa da Narrativa propomos um exercício que tem a intenção de trazer luz para os conflitos e dilemas nos quais estamos inseridos, para, assim, podermos pensar em como inovar a partir deles. 

Criar narrativas para debater esses conflitos e dilemas que nos motivam, pode ser uma uma ótima maneira de se pensar o significado mais profundo de uma inovação e qual será o seu papel na existência humana. 

Pensar no protagonista com suas motivações, no antagonista que traz desafios e barreiras a essas motivações, os meios utilizados para superá-las, mentores e ferramentas que entram nesse processo, e o clímax, quando a transformação a partir disso, acontece.

Isso é o que chamo de exercitar uma Mentalidade Narrativa.

Logo, inovar também é saber contar histórias!

Se as histórias estão na própria origem da inovação, é necessário lapidar a habilidade de contar essas histórias em manifestos, vídeos, apresentações, para ajudar a materializá-las e gerar o impacto esperado nas pessoas.

Por que milhares de fãs aguardam ansiosamente, em filas gigantescas, os lançamentos da Apple? 

Porque inovadores também são bons contadores de história. 

Steve Jobs, era mestre na arte de contar histórias cativantes. Sabia como ninguém envolver as pessoas em suas criações, seja clientes, funcionários ou investidores. Um dos grandes segredos foi não ter medo de expor suas motivações pessoais. 

Narrativas envolventes como as de Jobs, são criadas a partir de ideias simples. Ao guiar suas narrativas e inovações a partir de suas reais motivações, é possível descobrir e o que te motivou a inovar e conectar fatos relevantes de sua trajetória para desenvolver narrativas inspiradoras.

A mesma coragem que se tem para inovar pode ser usada para encarar o público e contar uma grande história no palco.

Se você curtiu esse post  leia também na íntegra os artigos da série.

#1 – Storytelling para a sobrevivência humana

#2 – Pra que inovar mesmo?

#3 – Como uma narrativa nos ajuda a inovar?

#4 – Inovar também é saber contar histórias

Discutimos também o tema em um Webinar e lançamos um e-book em que compilamos esse conteúdo junto com o método O MAPA DA NARRATIVA, com os passos para construção de histórias autênticas para promover conexão e engajamento.

Confira!

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