Você já utiliza storytelling como ferramenta no seu universo corporativo? Se não, vem saber mais como essa prática pode gerar resultados positivos e contribuir no desenvolvimento de pessoas nas organizações! Há alguns anos, diversas empresas passaram a incluir o storytelling em suas estratégias de gestão, liderança e desenvolvimento de pessoas. Nomes como Ritz (uma das redes de hotéis mais famosas do mundo), Nike e Sodexo já entenderam como a aplicação de narrativas contribui positivamente para a cultura da empresa e a relação com seus funcionários. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) envolvendo 159 executivos indicou que pelo menos 45% conhecem aplicações de storytelling no mundo corporativo; 27% afirmaram que sua empresa utiliza storytelling em alguma área e 22% afirmaram que praticam a arte de contar histórias na organização. Storytelling vem ganhando espaço porque é, de longe, a forma mais comum – e encantadora! – que conhecemos de nos conectar uns com os outros, de transmitir uma mensagem e ampliar conhecimento. Histórias têm o poder de nos mover, de nos sensibilizar e nos fazer acreditar numa ideia. Histórias vendem. E nós adoramos comprar… Infelizmente, muitas empresas ainda apostam no modelo tradicional para transmitir suas mensagens, normas ou regras: aquela apresentação quilométrica, com diversos slides, por vezes com parágrafos de textos bem longos (que não ficam na memória do colaborador) é um exemplo disso. Uma formalidade excessiva e frieza que acaba, por sua vez, distanciando as pessoas, ao invés de aproximá-las, o que deveria ser o papel de toda boa comunicação. É por isso que, ao mesmo tempo que storytelling não é considerada uma completa novidade (afinal, já contamos histórias há milhares de anos), ela é inovadora no sentido de melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, gerando engajamento, interesse e conexões reais. Lembre-se das maiores lições que você aprendeu no mundo corporativo: se elas vieram acompanhadas de uma boa história, se você conseguiu se identificar na trajetória da outra pessoa, por exemplo, é porque aquilo te tocou de algum modo, e é assim que o que estava sendo contado passou a ter importância para você. Dentre as principais razões para se fazer storytelling corporativo, estão: – Modelar e transformar a cultura organizacional da empresa; – Conseguir a atenção desejada; – Facilitar a comunicação interna; – Treinamento dos colaboradores; – Educar e ilustrar os princípios éticos da empresa; – Reforçar crenças e conexões emocionais; – Consolidação da marca; As histórias também ajudam a despertar orgulho e paixão nos colaboradores, e, convenhamos: quanto mais um colaborador for apaixonado pela empresa e acreditar em suas ideias e valores, melhor. Você pode incluir o storytelling na sua empresa de diversas formas, levando em conta a intenção da organização, ou as diferentes intenções de cada área. -> Para as áreas de suporte que precisam constantemente reportar atividades e costumam recorrer à velha apresentação em slides, pontuando tópico por tópico, storytelling é uma alternativa interessante! -> Para gestão de pessoas que querem avaliar e recompensar colaboradores, dando feedback, desenvolver uma mentalidade narrativa pode ajudar muito! -> Para lideranças que querem motivar e ter reuniões estratégicas com os times e também melhorar a performance em convenções e palestras, utilizar técnicas de storytelling pode fazer toda a diferença. Como fazer: por meio de um processo de educação corporativa pelas histórias, mas também mostrando as dificuldades, expondo-se, permitindo-se ser vulnerável e se conectar de verdade por meio de uma voz comum e de objetivos parecidos. Não há limites: os planos, metas e políticas da empresa podem ser todos transformados em uma boa narrativa. Foi o que fizemos com a Aperam, num processo participativo e facilitado de storytelling e autenticidade, especialmente voltado para transformar as apresentações institucionais, de projetos e de venda dos produtos. Com a metodologia O Mapa da Narrativa, os incentivamos a descobrir suas intenções, construir uma linha narrativa e contá-la, em prol de melhorar a comunicação entre eles e seus interlocutores. Trabalhando a comunicação, trabalhamos também a autoconfiança, para que cada um dos participantes encontrasse a sua própria voz, gerando histórias que motivam e narrativas que conectam. * * * E você, já sentiu a diferença que o storytelling pode fazer na sua empresa? Se você precisa de uma mãozinha com storytelling corporativo, fale com o nosso mentor de narrativas! [Foto que ilustra o post por Karim Rojas].Storytelling nas empresas
Por que fazer storytelling corporativo?
Como fazer storytelling corporativo?
Como fazer: inspirando-se em Jeff Bezos, fundador da Amazon, que baniu as apresentações em Power Point justamente porque acredita que tópicos são uma forma pouco efetiva de compartilhar ideias. A proposta aqui é a de que o colaborador escreva sobre o que fez, narrando seu processo e suas ideias.
-> Para equipes de venda que precisam bater as metas e melhorar o relacionamento com o cliente, storytelling também é uma opção viável.
Como fazer: histórias bem contadas vendem mais. Por isso, foque em menos ações promocionais e mais em histórias que inspiram, motivam e fazem pensar. Neste post, destacamos 3 campanhas de marketing que utilizaram a comunicação de produtos de forma sutil, focando no propósito e no “por que”, gerando algo primordial quando o assunto é storytelling para vender: empatia.
Como fazer: passar as lições aprendidas por meio de histórias, no lugar de apontar ou apenas chamar a atenção, confere muito mais significado e permite que os colaboradores se conectem às suas emoções. Documentar o conhecimento e transformá-los em narrativas, seja como blog, livro ou vídeo, como falamos aqui, também é outra forma de passar o conhecimento e a experiência adiante.
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