Storytelling sem rodeios: resultados que uma mentoria pode trazer

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10 de agosto de 2017

Você sabe o que é uma mentoria de Storytelling? O nosso mentor Olavo Pereira Oliveira escreveu uma vez sobre a origem da palavra que ele começou a usar em seu e-mail a partir do momento em que decidiu se dedicar à carreira autônoma.

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento de uma mentoria, deixamos aqui alguns exemplos de situações em que ela foi usada como meio para definir a mensagem essencial ou dar aquele empurrãozinho na procrastinação do papel em branco.

Uma mentoria pode se encaixar em diversos casos. De palestras de CEOs de grandes empresas (internas ou externas) ao discurso de um pitch para uma startup que está começando.

Ajuda também as pessoas que desejam entender como expressar o que está por trás de suas motivações ao criar um site para uma nova uma marca, produto ou serviço.

Independente dos conteúdos que são narrativas no universo corporativo, se você quer um Storytelling sem rodeios, confira alguns dos resultados que uma mentoria pode trazer para o seu negócio.

Se você é um EMPREENDEDOR…

…possivelmente concisão e clareza são critérios fundamentais para a sua mensagem. Se for um pitch, o desafio é ainda maior, pois sabemos que o tempo curtinho para comunicar uma ideia aumenta a pressão e a cobrança interna.

A mentoria ajuda a encontrar a mensagem essencial da sua história, deixando também o posicionamento mais definido sobre o que a empresa faz, de que forma e, especialmente para uso na sua apresentação presencial ou em site, mídias sociais e materiais de comunicação usados em campanhas institucionais ou de venda.

Foi o caso da empreendedora Alcione, mentorada do Social Good Brasil Lab, um laboratório de inovação social voltada a iniciativas de impacto social.

Além de se ater a 5 minutinhos, ela tinha que transmitir, de forma autêntica, por que merecia ser uma das finalistas do programa.

E, ao comunicar sua ideia, trouxe o que significava a mudança de carreira com a saída de uma grande empresa na área da moda para empreender combatendo o desperdício de alimentos no país.

Outro ponto importante é a emoção. Muitos empreendedores esquecem que estão falando com pessoas por trás de números de seguidores na internet ou de bancas avaliadoras e deixam de lado o mais importante e que provoca a verdadeira conexão com a audiência.

Sejam potenciais parceiros, colaboradores, investidores ou clientes, os princípios para uma boa narrativa usados no cinema são essenciais para fisgar a atenção – e o coração – de quem recebe a mensagem. E é preciso saber fazer as perguntas certas para construí-la.

Já se você é um PALESTRANTE…

…o engajamento do público com o tema da palestra é essencial. Não é uma tarefa fácil, mas existem 4 passos fundamentais que ajudam o palestrante nessa missão.

No entanto, não adianta fazer vários questionamentos sobre os porquês que levaram você a falar sobre um tema, elencar as mensagens numa linha narrativa e buscar evidências para tornar a mensagem interessante se você não tiver segurança e confiança para falar em público.

Esse é um resultado direto do acompanhamento de um mentor, que pode tocar nas verdades que precisam ser ditas usando o poder de perguntas construtivas, encorajando o palestrante a mudar e seguir a direção certa.

A Silvia Foster, CEO da Cianet, foi uma das nossas mentoradas. Recentemente, a empresa apresentou uma nova marca e, na sua apresentação, Silvia precisava falar sobre o futuro dos provedores de internet e como a transformação digital já está impactando seus negócios.

Fazer uma palestra demanda uma grande responsabilidade. Se você recebeu um convite ou planeja começar, é porque deseja criar ou já tem autoridade em relação ao tema.

Não dá pra procrastinar e chegar falando mais do mesmo. É preciso ter criatividade e emoção na palestra.

Ou você quer as pessoas mexendo no celular durante a sua apresentação porque perderam o interesse no que você estava falando? É muito comum.

Por isso é importante preparação, planejamento e uma narrativa visual que reforce a mensagem.

Pois não há nada pior do que chegar num evento e ter slides cheios de textos onde o palestrante lê os tópicos.

É hora de retomar a intenção da sua comunicação, resultado que uma mentoria pode trazer para te deixar ainda mais confiante para e preparado para, quando necessário, improvisar.

Agora que você já conheceu mais sobre os resultados que uma mentoria pode trazer, explore outros cases no nosso site ou escreva para agendar uma conversa.

Ana Paula Santos
Ana Paula Santos
Jornalista e Fotógrafa de histórias de amor no Save the Love. Acredita no poder da narrativa para retratar a essência de cada pessoa e suas verdadeiras histórias.

2 Comentários

  1. Rose Michelson Almofadas disse:

    Muito construtivo e atual o texto sobre essa nova fórmula de ação no mercado de empreender! Quero ler mais e aprender sobre esse assunto. Muito obrigada!!

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